23 de dezembro de 2017

Musculação, Finanças e Investimentos: Tudo a Ver


Musculação, Finaças e Investimentos



Em um determinado mês, em decorrência de algumas circunstâncias não consegui manter minha meta de aporte, e isso me deixou de certa forma frustrado, porém não na sua totalidade pois ainda foi possível contribuir mesmo que em quantia menor com os objetivos.





Em outra ocasião percebi que não estava com o ânimo necessário para treinar, sonolência, cansaço, falta de disposição e de foco, era alguns dos sintomas apresentados, e assim como nas Finanças e nos Investimentos isso também me deixou muito frustrado, pois queria ali dá o meu melhor para que os meus objetivos se aproximassem cada vez mais.

Matutando um certo período pude perceber que Musculação, Finanças e Investimentos possuem mais similaridades do que aparentam ter.

Assim como nas Finanças e  Investimentos na Musculação por mais que queiramos muito dar o máximo, extrair sempre o nosso melhor, nem sempre conseguimos, pois somos influenciados e estamos sujeitos a mudanças que nem sempre dependem de nós.

Aporte inferior ao que foi planejado, deslizes no controle em alguns momentos, Treino abaixo da capacidade, baixa intensidade, falta de foco, dentre outras coisas do gênero, acontecem e irão continuar acontecendo sempre e em diferentes níveis, a questão é não ficar preso a isso e manter a constância e efetividade.

Outro ponto  interessante é o foco que esses temas exigem. Foco para seguir firme na dieta e treino, independente do que te dizem, coisas do tipo:
Louco, Obcecado, Pirado, Sem Noção, Exagerado, Viado, Fresco, Frutinha, Baitola.
Esses são apenas alguns dos termos carinhosos que recebemos quanto levamos nossa marmitinha para a faculdade, quanto não queremos comer porcarias, quando recusamos o bolo de aniversário, ou  não aceitamos o refrigerante, ou a cerveja, tudo isso porque temos  a mente focada em um objetivo, seja perder gordura, ganhar condicionamento físico, fortalecer a musculatura, ficar gigante, definido, ou qualquer que seja o seu objetivo, o importante é se manter firme e leal a ele.

Assim com na Musculação, as Finanças e os Investimentos também partilham disso, pois precisamos nos manter focados no processo de acumulação de capital, de estruturação da vida financeira, no planejamento, nos investimentos, nos sonhos que almejamos e para isso muitas vezes fazemos esforços e sacrifícios grandiosos e muitas vezes até colossais, e ouvimos coisas do tipo:

Pão Duro, Mão-de-Vaca, Avarento, Sem Vida.

Porém apesar de tudo, das tentações e do tratamento das pessoas que criticam o que não conhecem, temos que nos manter obstinados na conquista do objetivo, seja ele qual for.

O foco te permite se livrar muitas vezes de coisas que não são necessárias para a sua felicidade, comprar roupas caras, só pelo fato de ser de Marca Famosa, frequentar lugares que não te agradam, para conviver com pessoas que não gosta, comprando coisas que não precisa, com dinheiro que não tem, só para se sentir melhor e pertencente da sociedade.

O Shape desejado na musculação, como já tratado brevemente no post, Algumas Verdades sobre a Musculação, que você pode conferir aqui, não surge da noite para o dia, ele vem fruto de muito suor, sacrifícios, dedicação, e por último, mas não menos importante o Tempo.

Sim! o Tempo, mesmo com a ajuda de recursos ergogênicos, não vá pensando que sairá do nada pra 100kg secos em dois ou três meses, a menos que você tenha genética extremamente abençoada isso não irá acontecer.

Assim como na Musculação, nas Finanças e Investimentos também é necessário ter paciência para esperar que acumulação do Patrimônio se consolide e os tão amados Juros Compostos faça o seu trabalho.

Portanto, tanto um quanto no outro caso, não adianta queimar a largada e querer ficar rico da noite para o dia, ou forte, pois é quase que certo que entrará numa fria, comprará Pré-Hormonais achando que é suplemento, comprará Suplemento achando que são o elixir dos deuses, comprará Farinha achando que é suplemento, gastará rios de dinheiro com coisas que não servirá para nada, se entupirá de Bomba achando que vai ficar o gostosão, e terá suprimido seu Eixo HPT, terá o seu apetite sexual indo pro ralo ficando o famoso broxa por não ter feito uma TPC decente, ou nem ter feito, terá queda de cabelo, espinhas no rosto, nas costa e se brincar até na palma da mão😂, entre outras coisas que poderão vir, simplesmente pelo fato que que você quer que as coisas aconteçam como num passe de mágica.

Nas Finanças acontecer similar, as pessoas se deparam com "Investimentos" Milagrosos que te prometem rendimento de 2,3,4 % AO DIA, e ficam maravilhadas com eles, Vendem o que têm, pegam empréstimos, com a família, amigos, bancos e até com agiotas para entrar de cara neles, depois tomam um tombo e "perdem" a família, amigos, o nome, quanto não perdem  a própria VIDA. Entram em Pirâmides, compram micos, pagam mais caros, fazem diversas cagadas que fazemos somente quanto queremos "passar com a carroça na frente dos bois".


E sabe o que pode te livrar de tudo isso ? o Conhecimento e Maturidade necessários para entender que tudo tem o seu processo de maturação, e que não adiantar querer antecipá-lo precipitadamente sem estar preparado para tal.

Esses universos (Musculação, Finanças e Investimentos) são fascinantes, e quando interpretados da maneira correta, quando bem compreendidos, irão te trazer benefícios incríveis. Sabendo que eles possuem sinergias, coisa aprendidas em um universo, poderão ser levadas para outro, aplicando a essência de um no outro ficará mais fácil a conquista dos seus objetivos, afinal assim como você não ficará forte em um dia, também não ficará rico.







Post Anterior
Próxmo Post

27 comentários:

  1. Bacana! Boa analogia...pura verdade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dessa comparação. Os esportes em geral são uma simulação da vida.

    ResponderExcluir
  3. Nada na vida vem de forma fácil! Quem tenta atalhos sempre acaba quebrando a cara!

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PS, vlw mano. POis é a galera quer sempre atalhos, mas na maioria das vezes não mede a consquência de suas ações.. Sucesso ai na jornada

      Excluir
  4. Perfeito. Constância e disciplina são o alicerce de várias coisas da vida, como musculação, finanças, estudos.
    Treino há 15 anos. Não tenho genética nenhuma, mas mesmo assim, na base da persistência, consegui um shape bem legal.
    Outro ponto importante: não existem atalhos na vida. Existem sim formas mais eficientes, mas atalhos não. CANSEI de ver caras tomando esteroides, indo de frangos para monstros, e de monstros para frangos rapidinho. Da mesma forma que ninguém passa em concurso da noite pro dia, ou acumula 2KK em 6 meses.
    Eu posso me considerar muito bem sucedido, tanto profissionalmente, intelectualmente, saúde, relacionamentos, etc. Mas pra chegar nesse ponto foram mais de 25 ANOS de disciplina diária, abrindo mão de muita coisa. Não me arrependo de nada e faria tudo novamente. Posso olhar pra trás e me orgulhar de mim mesmo.
    Concluindo, parafraseio Jocko Willink: "Disciplina é liberdade"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Disciplina é Liberdade" vem da Bíblia. Livro de Mateus.

      Excluir
  5. Interessante a relação. Passei a me consultar com nutri e treinar crossfit há 4 meses. Os resultados foram notórios e vc começa a entender e dar valor ao esforços. Nada como desfrutar de um resultado alcançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Enriquecendo, esse mommento quanto chega é maravilho, quando percebe que as coisas estão melhorando, é empolgante

      Excluir
  6. Boa analogia! De fato, nada vem de graça e paciência é uma grande virtude. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Excelente analogia.

    Te adicionei no blogroll amigo.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formas de enriquecer rapidamente e bombas sao muito similares. Parece que esta dando tudo certo no inicio, porem o tempo cobrara o atalho tomado, seja perdendo tudo, dinheiro ou ate a vida.

      Abraçao

      Excluir
    2. Fala VdC, obg. é bem isso que vc falou mesmo, não existe almoço grátis

      Excluir
  8. Boa Maromba, é isso mesmo! Altos e baixos sempre vão ter, principalmente nos treinos.

    "Espinha na mão" foi boa kkkkkk

    Cara, postei um texto sobre pirâmides e seus 1% ao dia, 3% ao dia. Na ocasião mencionei que em 2 anos, investindo 3000 somente, em 2 anos e 3% ao dia, o resultado são TRILHÕES de reais, mas as pessoas não veem isso.

    Abraços e Feliz ano novo colega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAla Diário, pois é mano a galera fica cega, mas sabe o que é pior de tudo isso, é que elas não pegam ali, 10, 15 ou 20% do que tem ,elas pegam tudo e ainda emprestimos, vendem o que tem pra poder entrar nisso, e depois perdem tudo que passaram a vida toda construindo

      Excluir
  9. É meu caro, dentre as várias coisas que fazem uma grande diferença na vida, não podemos esquecer jamais da disciplina... Eita coisa boa pra ajudar a gente em tudo quanto é coisa.... hehehe
    Ótimo Texto
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala funcionário, sim ele é base de muitas coisa pra nossa vida, pra não dizer em todas

      Excluir
  10. Muito legal seu texto, Maromba! Com o imediatismo de hoje em dia, as pessoas procuram resultados instantâneos para tudo e esquecem que há um valor na paciência e na disciplina. Isso também é válido no mercado de trabalho, estudos, relacionamentos.. Enfim..

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mascada, pois é, a galera quer tudo pra agora, e sabe o que é pior elas acham que não contrapartida por isso, só querem para si, mas não querem pagar o preço, pois nem ao menos sabem que eles existem

      Excluir
  11. Detonou, maromba! Tantos nos investimentos quanto na musculação é preciso muita dedicação e paciência.

    Admiro muito vocês que têm garra pra tocar dois projetos tão difíceis ao mesmo tempo, esse ano pretendo começar a malhar também, vc podia fazer um post com dicas para os novatos.

    Abraço e tenha um ano novo abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala concursado, seu comentário foi pro spam mano. então pretendo fazer um gui do iniciante da Musculação, ainda nao escrevi tudo que tenho vontade, mas já dá pra começar, é so acessar os menus acima Musculação > Guia do Iniciante, ou pelo link: http://marombainvestidor.blogspot.com.br/p/guia-do-iniciante-na-musculacao.html

      Excluir
  12. E aí Maromba, bleza?

    Cara, achei muito legal o seu blog e as suas dicas. Eu estou entrando no mundo das finanças agora,buscando sair das dívidas para começar a investir. Também estou com uma meta de melhorar o meu shape. Já malhei durante algum tempo, mas sem muito entusiasmo. Agora eu quero voltar pra valer, mas estou meio perdido, nem sei como começar. Suas dicas aqui vão ser muito valiosas nesse sentido. Vou estar acompanhando o seu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. e ae mano, obrigado por acompanhar, bem vindo ao clube do maromba, te respondi lá no email, e confere ai no blog que já tem algumas coisa sobre musculação e tal, acho que pode te dar uma luz já.

    ResponderExcluir
  14. Fala Maromba Investidor! Escrevi um texto nessa mesma linha em 2014! Fico feliz em encontro outra pessoa que tenha percebido a vantagem de ser marombeiro-investidor!

    https://investidoruniversitario.blogspot.com.br/2014/02/investimentos-e-o-estilo-de-vida.html

    Um abraço

    ResponderExcluir