20 de novembro de 2017

Tipo Físico ou Biotipo: Você Sabe o Seu?

Tipos Físicos ou Biotipo
Fonte: Gorila Maromba

Fala Galera, hoje vou iniciar uma série de posts que tem por objetivo montar um Guia de Iniciantes na Musculação para ajudar a galera que já iniciou ou pretende iniciar na Maromba e tiveram ou tem dúvidas e não sabem muito bem por onde começar ou o que fazer.



O guia poderá ser acessado clicando aqui, ou através do menu Maromba > Guia do Iniciante no topo da página

Olhando a nossa volta é fácil perceber que somos diferentes, isso é indiscutível, tanto na forma de pensar e de agir, quanto biologicamente falando. Altos, Baixos, Gordos, Magros, Estreitos, Largos, enfim cada um possui características que são só suas.

Entre elas estão o Biotipo Corporal, que possuem características próprias que devem ser levados em consideração sempre, seja para qual esporte for, pois através do conhecimento deles, poderemos traçar metas e objetivos que se enquadre em cada um, facilitando a sua caminhada.

Já tinha explanado um pouco sobre os tipos físicos no post sobre algumas verdades sobre a musculação,  que você pode conferir essas e outras dicas muito valiosas clicando aqui.

Basicamente existem três Biotipos ou tipos físicos que são eles: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo, porém dificilmente encontraremos alguém que seja exclusivamente de um tipo só, pois somos a mistura deles, mas com predominância de um. Os Biotipos determinam as características dos indivíduos como estrutura óssea, linha do quadril, velocidade do metabolismo, estrutura dos tendões entre outros.

Confira abaixo as características de cada um e veja qual mais se adequa a você, pois é de suma importância que você identifique em qual você mais se encaixa:

Ectomorfo1. Ectomorfo: Tipo alto e magro, aparência fina, come muito, possui o metabolismo muito acelerado, dificuldade de ganho de peso, ombros caídos e estrutura óssea leve, peitoral reto, não possui muita resistência nem muita força para treinos de longa duração, cinturas e quadris estreitos, por possuir metabolismo muito acelerado exercícios aeróbicos/cardiovasculares não são muito aconselhados de inicio somente após algum tempo de adaptação.

Tem que consumir altas cargas calóricas, dê preferência a alimentos de qualidade, aconselhável comer com mais frequência devido volume alto das refeições, mastigue bem, evite muitas verduras e legumes e no treino não permaneça na academia por muito tempo, treinos curtos e mais intensos são mais indicados.
 


Endomorfo2. Endomorfo: Esse é o tipo Gordinho, possui facilidade para acúmulo de gordura em decorrência do metabolismo lento, cintura e quadris largos, abdômen com saliência, braços  e pernas curtos, estrutura óssea larga e baixa definição, dificuldade de controlar a ingestão de calorias, como normalmente os endomorfos iniciam na musculação com percentual de gordura alto (BF - Body Feat) os aeróbicos são um excelente aliado de inicio, pois manterá o seu metabolismo mais acelerado, o treino deve ser pesado focado para ganho de massa, pois quanto mais massa se têm mais gordura se "queima" pois o metabolismo acelera para manter os músculos que dão mais "trabalho" ao corpo para mantê-los em comparação a gordura.

Por ter grande estrutura óssea, suporta altas cargas, a dieta corresponde a cerca de 95% do resultado desse tipo físico, por isso erros na alimentação não são muito bem aceitos pelo seu corpo, então máxima atenção à dieta.
Barras de cereais e shakes proteicos costumam se encaixar bem para quem possui traços de endomorfo, é interessante cortar bebidas alcoólicas e refrigerantes da dieta (não só nesse tipo físico como nos demais também) .

  
Mesomorfo3. Mesomorfo: Esse aqui é o famoso shape dos deuses, possui grande predisposição genética para ganho de massa magra, é o Tipo Forte e Encorpado, admirado por todos, braços grandes, pernas grossas, ombros largos, corpo atlético e simétrico, estrutura corporal média, facilidade para queima de gordura, peitoral largo, mandíbula quadrada (apesar de muitos não usarem GH, 😂).

Os Mesomorfos suportam treinos com mais volume e frequência e podem utilizar das mais variadas técnicas avançadas de treinos (dropsets, supersets, bisets etc). Na dieta podem escorregar com mais frequência que não terão sérios problemas, mas não quer dizer que tem que se entupir de pizzas e sorvetes e outras coisas o tempo todo (apesar de alguns privilegiados fazerem isso e serem maiores que muitos que seguem rigorosamente)


Considerações Finais

Conhecer o seu Tipo Físico ou Biotipo é dá um passo a frente para conquistar os seus objetivos, pois poderá adequar a dieta e treino conforme o seu tipo, porém isso não deve ser utilizado como muleta e colocar a culpa nela caso as coisas não saiam conforme planejado.

É comum as pessoas comerem e treinarem de forma inadequada e ainda reclamarem e colocam toda a culpa na sua genética.

Seja qual for o seu tipo físico é possível ganhar massa muscular capaz de promover grandes mudanças em você, ou perder gordura para que a massa existente apareça, é tudo questão de respeitar suas limitações, focar no objetivo, mas não utilizá-las como muleta para não seguir firme nos objetivos em prol de um corpo melhor, e mudanças satisfatórias não somente estéticas, assim como na saúde.





Post Anterior
Próxmo Post

18 comentários:

  1. Bom post, Maromba! Me descobri ectomorfo! Só estou conseguindo emagrecer devido ao crossfit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Enriquecendo, tbm sou ecto, tem o seu lado bom e o lado ruim. Sucesso ai na jornada

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fala Ok, as vezes quis ser endo tbm, pois o ganho de peso com ecto é cruel, devagar quase parando.

      Excluir
  3. Acredito que eu seja Ecto, porém depois de 30 e tantos anos eu como e engordo hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler, pois é mano, à medida que a idade vai aumentando o metabolismo vai desacelerando, mas ainda assim bem menos que os demais, eis uma das coisas boas de ser ecto, mas tem que fazer exercicio físico tbm

      Excluir
  4. Fala Maromba.

    Eu sempre achei errado quando me diziam que quem nasceu pra ser lagartixa, nunca vai ser jacaré. Hoje sei que isso é fato, genética pesa bastante. Porém também sei que posso ser uma lagartixa bem forte hehehehehe

    Abraços colega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Diário, pois é mano, a nível de competição pesa muito sim, mas para nós reles mortais podemos dar uma mudada considerável com paciência e dedicação, só que não é nada a curto parto, é construção gradual, eu mesmo por exemplo após esses anos todos agora que estou entendendo meu corpo e o que funciona para ele, e aprendendo a cada dia.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Ah que invejinha boa caro colega, conte-me mais como é comer de tudo, treinar de qualquer jeito ainda colocar carcaça de respeito. ;)

      Excluir
  6. Eu acho que sou Mesomorfo, mas estou meio roliço e está meio difícil de mudar isso, por isso minha dúvida kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Inglês, se você se identificou com as características do meso, isso ao longo da vida e não agora, Sim! vc tem mais predisposição para esse biotipo, pois o Biotipo diz respeito ao que você é, e não ao estado atual seu que seria o Somatotipo, pois podemos ter um endo seco atualmente, por exemplo.

      Excluir
  7. Estou entre Mesomorfo e Ectomorfo, porém mais puxado para mesomorfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Hammer, pois é mano, aproveita ai essa favorecida da natureza, facilidade para ganhos secos então? da hora mano, se vc não for muito alto 1~2kg a mais na carcaça dá uma diferença monstra.

      Excluir