10 de setembro de 2017

Algumas Verdades Sobre a Musculação - Parte 1



Verdades Sobre a Musculação  Fala galera,

Como falei no post do fechamento de Agosto alterei os menus do Blog e incluí uma aba Maromba para poder falar algumas coisas sobre dieta, treino e musculação que vivenciei ao longo desses anos de idas e vindas da maromba. Queria contribuir com a galera de algum forma, mas como ainda não tenho domínio de alguns assuntos de finanças e já tem uma galera bem mais preparada que eu, vou contribuir da forma que sei alguma coisa (se soubesse fazer renda, traria um peça de bico).

 Mas antes vamos ao aviso maroto:

Não sou educador físico, profissional da área, nutricionista ou qualquer coisa do tipo, sou apenas um marombeiro que curte muito esse universo e que deseja compartilhar um pouco de experiência com a galera. Porém, posso falar alguma besteira, possa estar equivocado em algumas coisas, posso ter interpretado errado outras, enfim, não utilize esse texto como verdade absoluta, caso tenham alguma crítica construtiva ou colaboração fique à vontade, o intuito aqui é tentar ajudar a galera, então não me responsabilizo por atitudes por você tomada com base no que leu no Blog.

Hoje para iniciar vamos tratar de algumas verdades que queria ter escutado antes de iniciar na musculação e que vejo que ainda existe muita gente se enganando e sendo enganada

1. A Base da Musculação é Dieta, Treino e Descanso:

Dieta, Treino e Descanso


Ao iniciar na maromba cometi o erro de acreditar que o suplemento era o elixir dos deuses e depositei todas as minhas esperanças neles, porém com o passar do tempo os ganhos se estagnaram, foi aí que comecei a pesquisar mais sobre e percebi a merda que estava fazendo, eles tem sua função sim, no entanto só após estabelecer a sua base na tríade da musculação: Dieta, Treino e Descanso.

Não por acaso a dieta está no começo, pois é ela que fornecerá nutrientes capazes de proporcionar as mudanças necessárias que o seu corpo precisa, desde que esteja balanceada e de acordo com as suas necessidades nutricionais, o Treino, entra para literalmente "destruir" os seus músculos, pois através do treinamento com pesos será possível causar microfissuras nas fibras musculares (que compõe os músculos) e após isso entra a dieta para recuperá-lo, maior e mais forte.

E por último, mas não menos importante vem o descanso, o sono precioso, o seu papel também é um dos mais importantes, pois quando estamos dormindo proporcionamos a recuperação do nosso corpo, bem como há estudos que apontam que homens que dormem menos de 6 horas por noite tem menos testosterona que aqueles que dormem entre 6 e 8 horas por noite. 

2. Suplemento não é Comida:

Suplemento não é Comida


Quando somos iniciantes vemos a galera tomando aqueles shakes, e logo vem os assédios do pessoal querendo nos empurrar suplementos e logo caímos na besteira de gastar rios de dinheiro com os Packs da vida (Animal Pack, por exemplo, que custa mais de 150 conto e é apenas um multivitamínico) e outras coisas que tem sim sua importância, mas que para quem está começando e nem ao menos sabe comer direito não vai ajudar muita coisa. a verdade é que quando se inicia na musculação qualquer coisa que você comer vai te dar resultados no início, então eles no momento não são tão necessários assim.

Tendemos a querer sempre o atalho, o mais fácil. o que é melhor e mais fácil ingerir um shake de whey, com glutamina, BCAA e outras coisas ou comer um bife, frango, ovo, leite, batata, amendoim e outras coisas do gênero, várias vezes no dia?

Claro que o shake é mais fácil e sempre procuramos o mais fácil, tendemos a querer chegar mais rápido no nosso objetivo, porém na musculação não é bem assim, ganhos rápidos, vão embora da mesma forma como vieram, e como falado no item acima, a tríade da musculação é Dieta, Treino e Descanso, então não adianta tentar colocar suplemento como se fosse comida, pois ele não é. Possui sua relevância, porém deve ser usado estrategicamente quando não mais consegue bater os macros do dia, ou quando há indisponibilidade de consumir refeição sólida, ou por qualquer outra justificativa plausível e válida, e não somente por mero capricho de comer uma refeição sólida.

3. 3x15 não define assim como 4x8 não cresce 

3x15 não define assim como 4x8 não crescer


Essa é uma das mais clássicas que se escuta nas academias, quem nunca ouviu o instrutor dizer: " Faz 3x15 para definir e 4x8 para crescer" . A verdade é que não é o treino que define o objetivo: Crescer ou Definir, mas sim a Dieta. Sim, ela novamente, a bendita dieta.

O que vai fazer você crescer ou definir (desde que os demais fatores da tríade esteja de acordo) é a famigerada dieta que se ajusta para Superavitária, ou Deficitária, conforme o foco de cada um, não é em vão que ela vem em primeiro na tríade da musculação, é aquela velha frase " Você é o que você come" e é verdade, nada mais somos do que o resultado do que consumimos, e utilizados a musculação para moldar o corpo resultado da nossa ingestão, e o descanso para potencializar essa incrível máquina chamada corpo humano.

4. Você não ficará gigante em apenas 3 meses

Você não ficará gigante em apenas 3 meses

Essa por mais difícil que possa ser de escutar, infelizmente é a realidade, você não ficará com porte tão desejado, excepcional, com aspecto do Jay Cutler, Lazar Angelov, Jeff Seid, Felipe Franco e outros do tipo em apenas três meses.

Musculação é uma construção gradual e lenta do corpo, a menos que você tenha uma genética dos deuses, bem privilegiada (Mesomorfo por exemplo 😢) não conseguirá em apenas três meses desenvolver um shape espetacular.

Tem nego que entra na academia e acha que conseguirá botar um shape do cara que já treina a 3, 4, 10 anos enfim. Não dá, então é melhor ir aos poucos sem muita sede ao pote, e não tente pular etapas e dar um salto maior que perna, vá com consistência e paciência que aos poucos você vai melhorando o seu shape até o ponto que deseja.


Vou finalizar essa primeira parte por aqui, para não ficar muito longo e cansativo a leitura, em breve colocarei a parte 2, por hoje é só galera e bora puxar ferro.


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18 comentários:

  1. Fala Maromba,

    Acho que todos nos cometemos esse erro de esquecer a dieta no inicio. Hoje sigo uma dieta que esta surtindo resultado ao meu biotipo, Mesoendomorfo, comendo entre 2.2 a 2.5g de proteína por kg e 3.0 a 3.5 de carbo por kg.

    Faltou falar dos venenos hahah

    Abracos

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    1. Fala BnA, porra mano até na genetica o cara é foda, atualmente estou em cut, pra dá uma definida na carcaça e estou gostando bastante dos resultados, estava relembrando esses dias sobre a estratégia do jejum intermitente e os beneficios que podem trazer a saúde e achei bem legal, vc já utilizou ela?

      Quanto aos venenos não tenho muitos conhecimentos de causa com os mesmo. :)

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  2. 5- depois que voce ver resultados voce nao para mais,nao se contenta e quer o dobro da meta que voce tinha estipulado
    igual açoes... haha

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    1. Exatamente isso Veterinário, quando mais tem mais quer, é viciante, é a Vigorexia, kkkkkkk. eu mesmo quanto tinha 70 quilos era louco pra chegar nos 80, depois 90, depois 100, agora pensando nos 105, depois de fazer um cut bem feito.

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  3. Bom post!

    Manter a dieta "maromba" é complicado. Como tudo, é questão de hábito, mas é muito difícil seguir a risca aquelas alimentações passadas por nutricionistas. Mas eu estou nessa "vibe", estou começando esse mês meu projeto maromba, e esse post veio a calhar!

    Abraços!

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    1. Fala Ministro, que bom que o post ajudou, então mano, o problema é que as vezes os nutricionistas não são tão flexíveis quando montam dieta mano, é sal rosa do imalaia, é cozinhar ovo na água, enfim, as vezes passsam coisas que não dá pra seguir a longo prazo, por isso é interessante manter a dieta de forma que possa seguir por longo tempo e como vc falou é questão de hábito.

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  4. Um 4° fator importante é a água. Eu peso 105 kg, não posso beber a mesma quantidade de água que alguém que pesa 60 kg.
    Eu coloco como meta beber pelo menos 4 litros de água por dia, coloquei até um app no meu celular.

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    1. Fala anon, a água é um do itens que é muito negligenciado, afinal nosso corpo precisa de água, somos composto por água, diversas funções precisam de água e tem nego que toma 200ml de água por dia, entra na academia começa a tomar creatina e pouco tempo depois deu pedra nos rins e foi a creatina, pô ai é foda né.

      e o pior é quando a galera tentar imitar os outros, a dieta, o treino e não levam em consideração as características das outras pessoas, afinal como vc disse quem pesa 60kg não vai conseguir bater a mesma quantia de coisa que uma pessoa de 100kg

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  5. Legal cara. Também curto hipertrofia. Confesso que não sou tão disciplinado.

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    1. Fala Bufunfa, mas tem que ser mano, vai além da estética, já pensei em parar para economizar a grana para aportes, mas não consigo, amo musculação.

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    1. Fala FPI, pois é nego acha que é da noite pro dia. é muito esforço e tempo pra botar uma carcaça de respeito (a não ser que seja tipo o BnA que tem uma genética cabulosa)

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  7. É claro que em 3 meses não vai conseguir virar o Mr. Músculo da academia, mas se for dedicado já vai estar acima de 99% da população.

    Saudades dos meus abs, comia mulher com uma facilidade...

    Abraços!

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    1. Fala Sofredor, o négocio é que nem todos veem essa lógica saca? acham que em tres meses vão ficar do tamanho do coleman, e alguns ainda dizem " não quero treinar muito pesado não pra não ficar muito grande" aí é de lascar ein

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  8. Maromba, o erro de todo iniciante é acreditar que suplementação é a chave para o sucesso. Aí o nutricionista é foda só pq passa whey, bcaa e hipercalórico. E taque dinheiro jogado fora haha.

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    1. Pois é, esse é um dos grandes problemas, a galera acha que dieta não importa e o suplemento é o rei do pedaço, mas infelizmente não é bem assim.

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